Henrique Fontes, lembram? Ele, que acreditou na minha loucura e fez do início desta viagem e minha estada em Natal uma bença. Ele, que trabalha na Casa da Ribeira e dirige o coletivo "atores à deriva" lembraram agora? Bom, ele faz parte do grupo que está organizando o evento The Baixo de Natal.
Este evento nasceu de uma frase, lançada no twitter, uma provocação de e para os artistas da cidade.
Desde 1998, a prefeitura da cidade de Natal produz o Auto. Segundo a própria prefeitura na sua página web, "A equipe do Auto do Natal também optou por valorizar o elemento humano norte-rio-grandense, como forma de incentivar a formação artística e intelectual do ator, do músico e do bailarino local. Com esse foco no artista potiguar, pensamos que estamos contribuindo para a valorização e a democratização da cultura local aberta a todos quantos dela possam participar e usufruir." (http://www.natal.rn.gov.br/funcarte/paginas/ctd-30.html)
Agora bem, se pensarmos que o "auto" é um projeto anual que ocupa um recurso bastante quantioso, cria inevitavelmente uma relação de dependência. Ou seja, os artistas locais dependem de um evento realizado uma vez por ano e em determinada época, com determinado fim e esquema de produção baseado na dupla rapidez/produtividade.Diante disto, este ano, os artistas se organizaram e todo começou com um twitter. Três dias depois do primeiro twitasso, havia suficiente adesões como para chamar a uma reunião e assim aconteceu. Decidiram realizar um evento paralelo com recursos alternativos e se organizaram em forma de comissões.
Aqui, fotos de um dos encontros da equipe dos atores ensaiando na praça no dia 3 de dezembro:
E olha só no que tudo isso deu:
Um comentário:
Querida Coco,
Que maravilha foi tudo com voce por aqui. Espero ansioso a sua volta. Sinto que nos ultimos dias estive na minha louca rotina e isso me afastou um pouquinho de vc, mas so fisicamente pois estamos conectados pra sempre, vc sabe.
Bom, sorte e muita vida pra Soledad e pra vc em Belem. Um chero.
Postar um comentário